segunda-feira, 9 de março de 2009

Espera que ja ta terminando... agora a Graduação


Decidi prestar vestibular 4 anos depois de eu ter concluído o Magistério. Minhas primas ( Nanda e Reny) haviam prestado vestibular e ambas foram aprovadas, então decidi que também seria hora de eu tentar sair do "ninho" e me aventurar numa graduação. Sempre fui apaixonada por história, mas este curso só é oferecido no Campus de Conquista e ficaria ruim morar lá, visto que eu nunca tinha saído da minha pequena cidade. Sendo assim, só me restavam duas alternativas de curso aqui em Jequié: Letras ou Pedagogia ( pois eram as que eu mais tinha afinidade); na hora "h" resolvi me decidir por Pedagogia.

Os primeiros semestres foram muito bons pra mim, amante de história e sociologia, pois as disciplinas eram bem voltadas para essas áreas. Sentia-me bastante feliz por estar estudando o que eu realmente gosto e senti que meu senso crítico e meu amor pelas políticas publicas aumentaram e muito durante esse percurso. Porém no 5º semestre a "ficha" começou a cair e eu me deparei com a Pedagogia de fato, as discliplinas estavam mais voltadas para a prática educacional e isso não me animava muito. Foi só no 7º semestre, depois do estágio, que eu reencontrei afinidade com meu curso. Depois do estágio pude notar que uma das coisas que muito me encanta são as crianças e gosto muito de observá-las, ver como se comportam no ambiente socializador e educativo que é a Creche. Gosto de ver a curiosidade dessses pequenos, de ouvir suas obervações à cerca do que seriam os objetos, qual sua função... me interessa muito entender o mundo individual das crianças, como se processa a aprendizagem na cabecinha de pessoas tão pequeninas e jovens. Sei que os teóricos são de extrema importância pra responder esses meus questionamentos e consegui valorizar ainda mais suas teorias durante o estágio, mas creio que esssa prática é muito enriquecedora e ela me entusiasmou a trabalhar em Educação Infantil.

Espero que neste estágio eu possa " apaixonar-me" pela Educação Fundamental também, assim como aconteceu com a Educação infantil. Mas, antes de qualquer coisa, pretendo tornar-me uma educadora comprometida com a Educação em sua totalidade, vendo a prática como o alicerce para toda a ação docente, mas mantendo minha inclinação para as políticas públicas em educação como o traço mais forte em meu fazer pedagógico.

Obrigada pela paciência!!! Volte sempre!!! =D




Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.

(Autor desconhecido)


5 comentários:

Estágio em conexão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estágio em conexão disse...

Eliana
PARABÉNS PELO SEU BLOG! FICO FELIZ COM A TUA PERSISTÊNCIA E FORÇA DE VONTADE.
BEIJO GRANDE
EDJANE

Silvia Letícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia Letícia disse...

Liu, primeiro gostaria de te parabenizar pelo bom gosto musical.(rsrs) Muito interessante tua trajetória pela educação. Acredito que hj vc deve estar feliz por ter cursado o magistério, pois msm tendo sido quase obrigada a isso, a conclusão do ensino médio te possibilitou cursar pedagogia e descobrir a paixão pela educação infantil. Fantástico saber que além da professora de história, outros funcionários da escola te incentivaram a continuar os estudos. Esse fato confirma que na escola todos são educadores independente do cargo que ocupam. Bom estágio pra vc! Que esse seja o momento de descoberta, de aprendizagem, de soma de saberes e comprometimento com a educação. Tenho certeza que vc será uma excelente pedagoga! Bjo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário